top of page

Saberes para resiliência

 

O 7o. (Re)Encontro da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social (REMMUS-SP) ocorre em 30 de junho de 2018 na Fazenda Capoava, zona rural do município de Porto Feliz

Criada em 2014 para favorecer a colaboração entre comunidades, profissionais, estudantes e educadores dedicados a iniciativas cidadãs no campo da memória e do patrimônio, a REMMUS-SP pretende construir pontes de fortalecimento mútuo e coinspiração, percorrendo e cartografando os territórios culturais do Estado.

 

A Fazenda Capoava é uma dessas paisagens, cultivada por gerações de trabalhadores de uma usina açucareira. No presente, os cerca de 300 moradores enfrentam o enorme desafio de receber e cuidar de um valioso porém degradado conjunto patrimonial edificado, em processo de tombamento, constituído pelas instalações da antiga colônia destinada à sua moradia e sociabilidade.

 

Com o apoio da Associação Caminho das Águas eles vêm encontrando ferramentas como a permacultura e a Comunidade de Aprendizagem Integrativa, de forma a construir um modo de vida econômica e ecologicamente sustentável, com respeito à dignidade humana. Nesse contexto, o encontro da REMMUS vem proporcionar a reflexão sobre a possibilidade de promover a preservação do patrimônio material a partir da reativação de seus componentes imateriais, via ações de memória e comunicação popular, conectadas a práticas economicamente sustentáveis como o turismo de base comunitária.

 

O encontro pretende promover a troca respeitosa entre diversos saberes, com foco nas experiências de aprendizagem e transformação que a Fazenda Capoava propicia, envolvendo o diálogo entre o saber popular e uma ampla rede de pesquisadores em ciência aberta (biólogos, antropólogos, historiadores, arquitetos, agrônomos, advogados, museólogos, artistas e ativistas sistêmicos), numa plataforma de Desenvolvimento Comunitário Rural Sustentável.

bottom of page