top of page

A Fazenda Capoava

A Fazenda Capoava, localizada na zona rural de Porto Feliz, faz parte de uma antiga usina açucareira fundada em 1876.

O complexo de edificações - em fase de tombamento - que vamos visitar foi erguido no início do século XX para atender os Engenhos Centrais então criados. Abrange uma área de cerca de 33 hectares, incluindo 87 moradias, uma igreja católica, galpões agroindustriais, cinema, salão de bailes, escola (desativada nos anos 2000), açude e campo de futebol, áreas de recreio e áreas de horticultura e antigos sistemas de captação e distribuição de água em metal.

Os cerca de 300 habitantes que cuidam desse complexo, bem como a comunidade do entorno e as pessoas que ali já residiram manifestam um carinho especial por esse lugar, que por muito tempo se manteve como um catalisador da cultura caipira local. O Cururu era a manifestação mais forte, juntamente com as festividades de natureza religiosa. A grande maioria dos moradores atuais são os trabalhadores de cana que se mantêm há gerações nessa atividade econômica, e que mais recentemente têm tido sua mão-de-obra substituída pelo incremento de tecnologias e máquinas nos processos produtivos, o que implica situações de vulnerabilidade social.

Dada a proximidade com o ambiente da cidade (a fazenda fica a 6 km do centro de Porto Feliz), existe um hibridismo entre culturas rurais e urbanas. É possível notar a convivência entre elementos tradicionais (as edificações, o time de futebol de quase 100 anos de idade, a potência adormecida do Cururu, as técnicas agrícolas, a pinguinha ou a Tatuína tomadas na vendinha do 'Seu Carlos', a missa quinzenal, os passeios a cavalo...) e modernos (competições de air craft, funk, carrões...). Passado e presente convivem às vezes se somando, outras vezes se excluindo.

A ONG Caminho das Águas vem auxiliando a comunidade a reencontrar seus caminhos, propondo uma abordagem a partir da permacultura e das redes abertas, para conferir a resiliência necessária nos tempos atuais. As narrativas dos moradores revisita o passado e atualiza seus conhecimentos a partir das tecnologias sociais e processos pedagógicos com origem na Ecologia Profunda e nas redes de aprendizagem. Eles se apoiam na noção de valor que parte da ideia de Bem-Comum.

Há um mundo a ser redescoberto na Fazenda Capoava. Seus moradores, juntamente com a Caminho das Águas, contam com o apoio da Rede SP de Memória e Museologia Social para melhor compreender e reinventar esse território, tão significativo para a vida das pessoas de Porto Feliz até a década de 1990.

Saiba mais

Uma experiência abundante em práticas culturais permanentes e entrelaçamento de mundos sociais

Curiosidade

Na década de 1970, o complexo serviu de set de filmagem para o filme Kung Fu contra as bonecas, paródia de uma série norte-americana da época.

bottom of page